Muladeiro
   
     O ENCONTRO  

1. Apresentação

            O 7º Encontro Nacional de Muladeiros acontecerá entre os dias 22 à 26 de Janeiro de 2014 e reunirá em Iporá, Estado de Goiás os principais criadores de muares do Brasil. A sexta edição do evento promete manter o mesmo padrão de qualidade e organização que a AMOG apresentou nos anos anteriores. 

Várias atrações serão preparadas, desde o grandioso desfile pelas ruas com mais de 3.000 animais, provas envolvendo mulas, shows musicais, queima de alho, leilões e escolha da Garota AMOG. Todos os dias haverá atividades voltadas as comitivas e o público em geral além de exposição de equipamentos, vestuário, veículos, entre outros.

O evento que reúne animais de competição será realizado numa pista adaptada num espaço no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros em Iporá. Novamente teremos a cobertura de programas televisivos.

2 .Objetivos da Organização 

  • Realizar o 7º Encontro Nacional de Muladeiros;
  • Resgatar as origens dos tropeiros, através das comitivas de muares e das comidas da época;
  • Promover a valorização dos muares de todo Território Nacional;
  • Unir proprietários, técnicos, veterinários, criadores e peões em uma amizade fraternal, alegre e democrática;
  • Fortalecer o espírito associativo;
  • Incentivar a comercialização visando o desenvolvimento da raça Muar;
  • Manter intercâmbio de informação com as comitivas de outras Regiões;
  • Proporcionar uma opção de lazer para a população de Iporá e Região;
  • Despertar o interesse de jovens e crianças por atividades de resgate cultural.

3. Justificativa

            A cultura de um povo encontra-se em seu passado. É por meio dele que descobrimos a forma de vida de nossos antepassados, seus hábitos alimentares, maneiras de se relacionar e interagir com o meio em que estava inserido. Neste sentido o 7ª Encontro Nacional de Muladeiros mais uma vez revive as raízes e possibilita aos seus participantes o clima de volta ao passado, amor aos animais e às tradições.

4. Estimativa de Público 

                     Considerando que a cidade de Iporá já é considerado um emergente pólo turístico e comercial da região, e por ser a entrada de valor popular, com sorteio de prémios na área interna do evento a fim de estimular a venda de ingressos, estima-se a presença de 60 mil pessoas durante todo o evento. 

5. Desfile

                      Um grande desfile com centenas de muares percorre as ruas de Iporá-GO. No 7° Encontro Nacional de Muladeiros estima-se mais de 3.000 animais. 

A CIDADE

- Município - Estado: Iporá - Goiás
- Limites: Ao Norte: Diorama, Jaupaci e Israelândia; Ao Sul: Amorinópolis e Ivolândia; A Leste: Moiporá e Ivolândia; A Oeste: Arenópolis.
- População 2009 (IBGE): 32.045 Hab.
- Área Territorial: 1.026 km2
- Propriedades Rurais: 1002 Un.
- Vias de Acesso: GO (060,174,221,320)
- Distância de Goiânia: 216 k m – Brasília: 400 km.


TURISMO

USINA MOSQUITÃO

LAGO PÔR DO SOL

MORRO DO MACACO

VÔO LIVRE

ESPORTES AQUÁTICOS

PISTA DE COOPER

EVENTOS

TRILHEIROS

FOLIA DE REIS

MOTO FEST

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

FESTA DA PADROEIRA (MAIO)

CARNAVAL

O PARQUE

No interior do parque tem toda infra-estrutura necessária para realização do evento como: Galpões para exposição de muares, área verde para acomodação de expositores, ruas largas e pavimentadas, iluminação excelente, área de bebidas e alimentação, banheiros feminino e masculino, baias, escritório central do sindicato, tatersal de leilões, currais enormes, arena para laçar, grande área livre para montagem de arquibancadas e outros, enorme área para show que comporta em media 15 (quinze) mil pessoas, 03 entradas de acesso para carga e descarga, 1 entrada principal com controlador “catracas”, extenso estacionamento em suas bordas, energia suficiente para suprir toda estrutura com transformadores de 112 KVA e 150 KVA, 01 caixa de água de 20 mil litros captados do poço artesiano e Saneago.

EXPOSITORES

A cada edição do Encontro de Muladeiros temos como meta ampliar os laços com os parceiros, proporcionando conforto, agilidade, acessibilidade, confiabilidade, transparência, lealdade, tranqüilidade, sucesso, segurança, enfim. É por essa razão que nossas parcerias sempre são crescentes, pois afinal, quem promove o evento são os senhores patrocinadores e expositores em geral, na qual a AMOG agradece fervorosamente a cada patrocinador. São inúmeras as maneiras e condições dos parceiros participarem ativamente do evento.

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

   O sucesso das primeiras edições do Encontro de Muladeiros do Oeste Goiano motiva a diretoria da AMOG a continuar este trabalho e realizar mais uma edição da festa que já faz parte do calendário cultural de Iporá. Os desafios são grandes, as dificuldades surgem, mas o apoio de parceiros e patrocinadores fortalecem e permitem que seja realizado um evento melhor ano após ano.

2011

2010

    Waldijan Terenço, presidente da AMOG, juntamente com os 13 outros membros da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano, estão satisfeitos com o resultado plenamente satisfatório do 3º Encontro de Muladeiros, ocorrida em 2010. A festa cumpriu sua finalidade de resgatar raízes e dar aos seus participantes o clima de volta ao passado, amor aos animais e às tradições.
    O Encontro teve a cobertura do Programa Globo Rural por meio do repórter José Hamilton e realmente atraiu a atenção de muladeiros de diversos outros estados: Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Dentro do Parque Agropecuário estavam animais entre mil (R$ 1.000,00) e cento e cinqüenta mil reais (R$ 150.000,00). O 3º Encontro de Muladeiros cumpriu com exatidão toda sua programação, desde o grandioso desfile pelas ruas com 1.216 animais, passando pelas provas envolvendo mulas, os shows musicais regionais e a queima do alho, uma competição culinária que mexeu com os presentes.

2009

2008

   A primeira edição do Encontro de Muladeiros do Oeste Goiano agradou o público envolvido no segmento e foi coroada de sucesso. O evento além de ter contribuído para avivar a cultura troperista, que há muito estava caindo no esquecimento da população, serviu também para aquecer a economia da cidade. Prova disso foi o aumento no final da semana de hospedagens nos hotéis, comida e bebidas nos restaurantes, venda de produtos nas lojas, chapelaria, e o consumo de petróleo nos postos de gasolina.
   A festa que se enquadra na categoria de turismo de evento também ajudou na geração de algumas dezenas de empregos temporários. Contribuiu também no aumento de consumo de minutos de telefone (especial o celular) e ainda na movimentação das agências bancárias da cidade.
   Outro ponto positivo do Encontro dos Muladeiros ficou por conta da divulgação positiva da cidade de Iporá, que através da mídia, com matérias jornalísticas, veiculadas na grande imprensa e especialmente na TV (Canal Rural), foi mostrado a importância da volta da cultura troperista com foco direcionado a cidade de Iporá como pólo irradiador da retomada da cultura.

 

 








Banco do BrasilBrasil CountryRodocar

Associação de Muladeiros do Oeste Goiano – Iporá Desenvolvido por Ousar.Net   Design:  Agência Alvo.Com    Área Restrita    456707 Visitas desde 07-11-2011    Usuários On-Line: 20